Barroco - Ouro Preto/ Olinda/ Recife/ São João/ Sabará/ Titadentes/ Salvador.

Arquitetura - Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto





Olinda -   Considerada a igreja mais rica de Olinda, São Bento é totalmente barroca – paredes de cedro talhado e coberto com ouro, painéis no teto, colunas de arenito, púlpitos trabalhados, sacristia suntuosa... O maior tesouro é o altar, com 14 metros de altura e  folheado a ouro de um extremo ao outro.


Recife -   Retábulo da Basílica Nossa de Senhora do Carmo


São João -   A Igreja Nossa Senhora do Rosário tem o trabalho artístico de Luís Pinheiro de Sousa e a Igreja de N S do Carmo tem as suas fachadas assinadas por Francisco de Lima Cerqueira, esculturas de Joaquim de Assis Pereira e Manuel Rodrigues Coelho. Há também  um Cristo em madeira, de autor desconhecido, descoberto no forro da igreja por Heitor Costa, arquiteto autor do projeto do Cristo Redentor.


Sabará -  Igreja do Ó
Outra ilustração de uma foto que produzi da pequena Igreja do Ó construída em 1719 em Sabará. Essa igreja apesar de pequena e singela possui explendoroso altar barroco pintado em ouro, vermelho e azul com inspiração na arte oriental.


Tiradentes -  Matriz de Santo Antônio
A construção se deu em 1710, é considerada a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil. É sem dúvida um dos mais belos templos da arte Barroca no Brasil.


Pelourinho Salvador-Ba
Casarios do Centro Histórico, Pelourinho

Igreja do Senhor do Bonfim - Salvador-Ba
Foi concluída em 1772. A fachada é parcialmente coberta por azulejos brancos portugueses, e considerada rococó. Uma das relíquias da Igreja é a coleção de pinturas de José Theófilo, um dos principais artistas baianos do final do século XVIII. Está situada na Cidade Baixa.